Reconstruindo a cidade

Uso de máscaras faciais se torna obrigatório no município de Joaquim Felício

05/05/2020

A exemplo de outras cidades em que o uso de máscaras faciais passou a ser obrigatório, a prefeita de Joaquim Felício nesta segunda-feira (04/05/2020) , assinou o Decreto nº 08, a determinação partiu de reunião realizada essa semana pelos membros do Comitê Extraordinário da Covid 19, considerando que a máscara é uma barreira de proteção importante para evitar a transmissão comunitária da Covid- 19, para as pessoas que precisarem sair de casa.

Conforme o decreto a obrigatoriedade passará a valer a partir de segunda-feira (11), na utilização de transporte compartilhado de passageiros, para acesso aos estabelecimentos comerciais, independente se for ou não de atividade essencial e para o desempenho das atividades nas repartições públicas e privadas. Em relação aos tipos de máscara, o documento estabelece as caseiras de pano.

Aqueles que não cumprirem a determinação poderão ser impedido de entrar nos estabelecimentos autorizados a funcionar durante a pandemia do novo coronavírus, além das repartições públicas, além de estarem sujeitos as sanções administrativas, cíveis e penais por deixar de executar medidas sanitárias que auxiliam na prevenção da disseminação da Covid-19.

A Secretaria de Saúde irá intensificar a fiscalização, denunciando à Polícia Militar aglomerações e descumprimento das orientações de isolamento social feitas por decreto do Estado e Município.

MÁSCARAS – O uso da máscara, que pode ser fabricada em tecido de forma caseira, conforme orientações do Ministério da Saúde, é obrigatório, independente da faixa etária ou da condição de saúde da pessoa em espaços abertos públicos e privados, inclusive os comerciais e em qualquer meio de transporte compartilhado. Ao usar, não esqueça de cobrir o nariz e o queixo por inteiro. Ajuste para que não haja vão laterais e encoste somente no elástico.

Last modified: 05/05/2020