Prefeitura assina decreto instituindo medidas de prevenção ao contágio e de enfrentamento ao Covid-19

19/03/2020

A prefeita de Joaquim Felício Eliana Colen, após a declaração de SituaçãoEmergência através do Decreto nº 01/20 (16/03), assinou ontem (18/03), decreto quedispõe sobre medidas de prevenção ao contágio e de enfrentamento e contingenciamento, no âmbito do Poder Executivo, da doença infecciosa viral respiratória causada pelo agente COVID-19, instituindo o Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde do COVID-19 – Comitê Extraordinário CV19.

Conforme o Decreto nº 02/2020 as aulas em escolas municipais e CMEIs estarão suspensas a partir de hoje, 19 de março de 2020.

O município não tem caso confirmado da doença, entretanto há um caso suspeito em análise. O resultado deverá ser divulgado assim que for disponibilizado, segundo informado pela Secretaria de Saúde do Município.

As medidas estão sendo tomadas como forma de prevenção da disseminação do Coronavírus (Covid-19).

É importante lembrar que as paralizações em escolas, ginásios, apresentações culturais e outros eventos que reúnam pessoas é um distanciamento social. O objetivo é evitar aglomerações de pessoas e assim a disseminação do vírus. A suspensão das atividades é para que a população fique EM CASA e não se exponha ao risco de contaminação. A conscientização da população é muito importante neste momento.

PREVENÇÃO

Entre as medidas de prevenção que foram instituídas pelo Ministério da Saúde estão o reforço da prevenção individual com a etiqueta respiratória como cobrir a boca com o antebraço ou lenço descartável ao tossir ou espirrar, o isolamento domiciliar ou hospitalar de pessoas com sintomas da doença por até 14 dias, além da recomendação para que pacientes com casos leves procurem os postos de saúde.

Os vírus respiratórios se espalham pelo contato, por isso a importância da prática da higiene frequente, a desinfecção de objetos e superfícies tocados com frequências, como celulares, brinquedos, maçanetas, corrimão, são indispensáveis para a proteção contra o vírus.

Até mesmo a forma de cumprimentar o outro deve mudar, evitando abraços, apertos de mão e beijos no rosto. Essas são as maneiras mais importantes pelas quais as pessoas podem proteger a si e a sua família de doenças respiratórias, incluindo o coronavírus.

Confira alguns pontos do decreto:

Suspensão da realização de cursos, bem como de eventos que permita a aglomeração de pessoas, em especial idosos, crianças e gestantes;

Suspensão de eventos e atividades em locais fechados com aglomeração superior a 20 pessoas sejam governamentais, privados, esportivos, artísticos, culturais, políticos, científicos, comerciais, e outros, sob pena de responsabilização, nos termos legais;

Recomenda-se a suspensão de eventos religiosos, com aglomeração de pessoas;

Suspensão das visitas no Lar São Vicente de Paula;

Suspensão de todo e qualquer evento de natureza cultural promovido pela gestão pública municipal;

A interrupção das atividades escolares municipais (Escolas e CMEIS), incluindo o transporte escolar, a partir do dia 19 de março de 2020;

Suspender os períodos de férias e licença do pessoal da saúde e assistência social enquanto durar a pandemia;

Suspensão, desde que haja confirmação de contagio comunitário na cidade de destino, do transporte sanitário para fora do município, em casos de atendimentos eletivos, mantidos apenas o transporte de urgência e emergência, para manutenção de tratamentos de alta complexidade, hemodiálise, gestação de alto risco e à critério da Secretaria Municipal de Saúde.

Texto: Mariângela Brita

*Confira os decretos logo abaixo*

Last modified: 19/03/2020