Fique em casa contra o Coronavírus

03/04/2020

Texto: Mariângela Brita

O município desde o início acompanha o cenário da doença, e o Comitê Extraordinário COVID-19 criado pelo Decreto Municipal nº 02/2020 vem trabalhando, a fim de montar fluxos de atendimento e se preparar para eventualidades.

Reiteramos que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está acompanhando os Boletins Informativos dos órgãos competentes, Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde – SES/MG, realizando diariamente a análise do cenário e definindo ações.

Informamos que em Joaquim Felício não há, até este momento (03/04/2020 às 13h), caso confirmado da doença.

Todavia alertamos, que temos recebido grande fluxo de Felicianos Ausentes que estão a regressar com suas famílias, fugindo dos grandes centros, para se protegerem.

Todos são notificados da necessidade de se manterem em isolamento domiciliar por 7 dias, para observação, a fim de que tenhamos certeza que não irão desenvolver qualquer sintoma, porém alguns, têm sistematicamente demonstrado total desinteresse em proteger suas famílias, saindo as ruas, transitando na casa de parentes, passeando como se estivem de férias.

Isolamento não é férias, ninguém estará seguro se cada um deixar de fazer a sua parte.

Considerando que tem casos confirmados de Coronavírus em todo o mundo e a declaração de pandemia do vírus (Covid-19) pela Organização Mundial de Saúde se deu em 11 de março de 2020, a nossa realidade pode ser rompida a qualquer instante.

Atualmente Joaquim Felício possui um caso descartado por exame e Quatro suspeitos em acompanhamento, por terem apresentados problemas respiratórios acompanhados de febre persistente.

Em razão da necessidade em prevenir situação de maior complexidade no município, a SMS traz abaixo as orientações gerais de prevenção à disseminação do vírus, as quais devem ser seguidas por toda população:

• Lavar as mãos com água e sabão ou usar álcool em gel, com frequência;

• Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência (maçanetas, bancadas, corrimãos, telefones, etc);

• Se necessário sair de casa, utilizar água, sabão e papel toalha nos banheiros públicos, além de copos descartáveis limpos nos bebedouros dos estabelecimentos;

• Cobrir o nariz e boca ao espirrar ou tossir, de preferência com lenço de papel descartável;

• Evitar aglomerações, principalmente em ambientes fechados;

• Evitar cumprimentos com aperto de mão, abraço, ou qualquer outro contato físico;

• Manter distância mínima de 1,5m entre as pessoas;

• Manter os ambientes bem ventilados (portas e janelas abertas);

• Não compartilhar nenhum objeto pessoal

• Idosos, doentes crônicos, pacientes imunossuprimidos / imunodeprimidos, evitar sair de casa sem que haja extrema necessidade;

• Evitar viagens que não sejam de caráter urgente;

• Desmarcar compromissos eletivos;

• Evitar frequentar Unidades de Saúde com acompanhantes.

Last modified: 03/04/2020