Reconstruindo a cidade

Dados Geográficos

Localização: Joaquim Felício está localizado na Região Sudeste do Brasil, possui perfil privilegiado, localizado entre o maciço do espinhaço e a grande bacia do Rio São Francisco (sub-bacia do Rio das Velhas).Zona Geográfica: Central-Norte do Estado de Minas Gerais.

Microrregião: Médio Rio das Velhas.

Limites: Lassance, Francisco Dumont, Bocaiúva e Buenópolis.
Ponto culminante: Morro do Tigre.
Clima: Semi-árido.
Densidade demográfica: 5 habitantes por Km²
Área: 793,7 Km²
Latitude: 17º 45’ 24
Longitude: 439’ 37
Altitude máxima: 640 metros
Fuso ou Meridional para formato UTM: 23 k.
Meridiano central: 45º.
Hidrografia: O Município situa-se na bacia Hidrográfica do Rio São Francisco e tem como principal curso d’ água o Córrego Embaiassaia, afluente do Rio Jequitaí, que deságua no Rio São Francisco.

O córrego das Pedras localiza-se na divisa de Buenópolis e Joaquim Felício, e por sua vez é afluente do Rio Curimataí que deságua no Rio das Velhas, também afluente do Rio São Francisco.
O Córrego Embaiassainha com aproximadamente três nascentes,e é afluente do Córrego Embaiassaia, sua extensão é de aproximadamente 2.636,00 há.

O Córrego da Onça recebe as águas dos Córregos, Bananal, Manoel Luiz, Jucão e Bocaína, são inúmeras nascentes e veredas na parte superior do relevo, e é afluente do Córrego Embaiassaia, com extensão de 4.871 há.

Córrego do Seminário, com uma nascente, afluente do Córrego Embaiassaia, com extensão de 1.293,00 há.

Córrego Palmital, com uma nascente, afluente do Córrego Embaiassaia, com extensão de 770,80 há.

Córrego Embaiassaia, com aproximadamente 5 (cinco) nascentes, que recebe as águas dos Córregos acima citados e deságua no Rio Jequitaí afluente do Rio São Francisco. Há também os Córregos do Feijão, Pissarrão, Jatobá, Areia e Gameleira.

Relevo: A Serra do Cabral está inserida no domínio geológico do Supergrupo Espinhaço, suas altitudes variam de 600 a 1.385 metros.

Vegetação: A flora existente no Município especificamente na Serra do Cabral, constitui-se uma das mais importantes formações vegetarianas do Estado de Minas Gerais, como: Cerrados, Campos Rupestres, veredas, Matas de Galerias, Etc.