ATUALIZAÇÃO SOBRE AS MEDIDAS DE ENFRENTAMENTO AO COVID-19

24/04/2020

A Prefeitura de Joaquim Felício está intensificando a entrega de alimentos às famílias em situação de vulnerabilidade social do município durante a pandemia, não só àquelas já atendidas nos termos da Lei nº 1.283/17, mas também em razão do Decreto 03/2020 como forma de garantir a alimentação dos estudantes carentes durante o período de isolamento e suspensão das aulas.

Na última sexta-feira, dia 17, iniciou-se a distribuição de alimentos não perecíveis.
Esta medida nesse período onde o distanciamento social é vital, precisamos redobrar os cuidados com as famílias mais humildes e desamparadas. As Famílias só passam a receber os alimentos após análise do perfil e cruzamento de dados feito pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Secretaria de Educação e o CRAS com base nas informações dos cadastros.

Outra medida implantada pela Prefeitura desde março é a Blitz Sanitária na principal entrada da cidade, além de outros três pontos de controle de acesso.

A medida tem surtido efeito, já que o objetivo é orientar os visitantes sobre as restrições e informar que estamos em quarentena por meio de distanciamento social, com recomendação aos nossos moradores de ficarem em casa.

Ainda, na Blitz, para as pessoas sem sintomas que chegam de locais com casos de transmissão comunitária é orientado que devem manter isolamento domiciliar de sete dias. No caso de apresentar sintomas, o prazo aumenta para quatorze dias. É uma forma também de alertar que nós não podemos estar expostos. Temos medidas controladas por enquanto, sendo mais informativo e pedagógico, com recomendações a serem seguidas, pois os profissionais da saúde, vão até todos aqueles que são notificados de permanecerem em isolamento para acompanhar a evolução ou não de sintomas.

A exemplo de outros municípios estamos adotando todos os cuidados necessários nesse período de calamidade pública e isolamento social. Mas, apesar de ter lançado a campanha #fiqueemcasa Joaquim Felício, ainda há pessoas que não cumprem.

Nestas situações as orientações chegam a todos os munícipes através de carro de som, que reforça as medidas de higiene e cuidados neste período de enfrentamento da pandemia.

Mas o principal aliado é a própria população que deve lembrar que ao receber parentes e familiares oriundo de outros municípios os mesmo devem permanecer em isolamento por 7 dias, redobrando os cuidados, evitando aglomerações, mantendo o distanciamento social, pois se estamos conseguindo retardar a curva de contaminação é graças ao que cada um está fazendo corretamente. Devemos lembrar que cada indivíduo é responsável por si e pelos seus. Não é o momento de o parente ou familiar vir a Joaquim Felício.

TEXTO MARIANGELA BRITA
O que é o coronavírus?
Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.

Como a COVID-19 é transmitida?
A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Last modified: 24/04/2020